Reunião do SIMP com vários assuntos em pauta
Além da tradicional avaliação de mercado que diretores e associados do SIMP (Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná) realizam semanalmente, na última reunião da entidade vários outros assuntos foram apresentados e/ou debatidos. Dentre os quais, destacam-se:
- Encontro de Mandiocultores de Terra Rica, realizado na semana anterior e que teve como objetivo principal debater alternativas para reduzir os custos de produção e estimular o plantio direto, como uma prática conservacionista. O secretário do SIMP, Vilmar Roders, foi uma das lideranças que ajudou a organizar o evento.
- Seminário da Cultura da mandioca a ser realizado no dia 1° de junho pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, junto com a ExpoParanavaí. O SIMP foi convidado e será um dos apoiadores do evento.
- Atualização cadastral. A secretária-executiva do SIMP, Mariana de Araújo Tavares da Silva, reforçou a importância de os associados promoverem o preenchimento completo e o envio da ficha de atualização cadastral de associado do SIMP, referente a 2022.
- Inadimplentes. Empresas com mensalidades atrasadas perderam acesso às reuniões de mercado do SIMP, não receberão mais as planilhas de mercado e nem terão acesso aos demais serviços oferecidos pelo SIMP.
- Negociação salarial – Mariana Araújo informou que o SIMP está buscando retomar as negociações de convenção coletiva de trabalho (CCT), inativadas desde 2018 com a FTIA PR (Federação dos Trab. nas Ind. de Alimentação do Estado do PR) que abrange algumas regiões do estado. Em breve deverá haver reunião entre as partes.
- Logística reversa. O SIMP retomou o assunto da Logística Reversa devido a percepção de muitas empresas não terem optado por nenhuma e estarem descobertas neste quesito, o que inviabiliza a renovação de licenças das empresas. Para este assunto também foram marcadas reuniões para empresa ambiental atender associados em lote.